Você já passou por aquela situação estressante de procurar um lugar para estacionar no shopping na véspera do natal ou no dia da estréia daquele filme que você tanto queria ver? Pois é, todos nós já passamos por isto.
Há uns 10 anos estive no Shopping Eldorado em São Paulo e, como de costume, comecei a procura por uma vaga para estacionar. Depois de uns bons 30 minutos rodando por todo o estacionamento, quase desistindo de achar um lugar para parar, tive a idéia de criar um sensor que identificasse as vagas disponíveis. Uma vez identificadas, o sensor enviaria para um display na entrada do shopping a informação da existência das referidas vagas e sua localização. Assim o motorista poderia dirigir-se imediatamente ao local onde deveria parar seu carro, evitando stress e perda de tempo, entre outras coisas. Isto seria um paraíso. Meu lazer seria lazer de fato. Tudo de bom!
A ideia me pareceu a solução para o caso do estacionamento, mas uma vozinha interna me alertou que aquele não era meu metier e logo a abandonei. Algum tempo depois, em visita ao Shopping Morumbi, qual não foi a minha surpresa? Minha idéia posta em prática….por outra pessoa. Por alguns segundos me senti roubada. Logo em seguida me senti meio otária!!! Não acreditei na minha ideia! Pior: desconsiderei, não dei atenção. E aquela mesma voz interna que me fez desistir, logo me consolou: “o que eu poderia ter feito?” Poderia, no mínimo ter acreditado que era uma boa ideia e levá-la a quem tivesse condições de transformá-la em realidade. Perdi uma boa oportunidade!
Fiquei então pensando em como transformar uma grande ideia em um negócio de sucesso? Primeiro, reconhecendo-a e depois, entendendo que uma ideia armazenada na cabeça ou num papel guardado na gaveta pode vir a ser nada, ou pior, pode passar a ser uma ideia transformada em inovação pela criatividade de outra pessoa ou outra empresa. Isso é realmente frustrante e talvez você também já tenha passado por uma situação destas.
Se pensamos indignados: “Roubaram a minha ideia”, absolutamente não é verdade. Qualquer um pode ter, a qualquer momento, uma ideia igual a nossa, mas só nós podemos transformar a nossa ideia em algo palpável, inovador, empreendedor.
Transformar uma grande ideia em um negócio de sucesso é uma questão de criatividade, ousadia, persistência, pesquisa, percepção do terreno em que se está pisando, conhecimento do negócio, estudo, visão e coragem. É aprimorar o senso crítico para perceber as fraquezas e combatê-las desenvolvendo as próprias competências. É, além de tudo, uma questão de planejamento e atitude.
Criatividade de sobra? Muitas ideias? Não despreze nenhuma. Todas têm que ser consideradas e analisadas, sob a pena de desmotivar e “secar” a fonte das ideias caso elas não sejam postas em prática ou simplesmente desprezadas. Mapear e organizá-las de acordo com sua aplicabilidade é uma solução para o seu aproveitamento. É preciso priorizar, definir o que fazer e explorar todos os seus aspectos. Tudo definido e analisado? É hora de organizar e colocar em um plano de ação para materializar a ideia e construir a inovação.
Porque assim é!
Hello! Cool post, amazing!!!